domingo, 24 de outubro de 2010

Truta salmonada e spaghetti à gorgonzola


O prato de hoje ficou super delicioso, foi numa janta que a gente fez a algum tempo atras. Resolvi fazer uma massa à gorgonzola, bem simples, somente derretendo o queijo e misturando um pouco de creme de leite pra ficar mais molho mesmo e acrescentei algumas alcaparras que deram aquele gostinho mais forte e combinou com a massa. A truta salmonada primeiro foi passada na farinha e depois frita, pouquinho tempo. Pra acompanhar e dar um toque "verde" no prato, eu cozinhei algumas vagens e reguei o prato com azeite de oliva. Um prato super fácil de fazer, nutritivo, bem light, super gostoso pra um jantar à dois!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mil folhas com frutas


Antes de mais nada quero retribuir o carinho do amigo Thiago Lucennah do blog Na Cozinha do Thiago e agradecer pelas visitas e pelos comentários, valeu pela moral velho, sorte aí no seu blog, que por sinal é bem legal!

Essa receita que vou postar hoje não deu muito certo, mais vale a tentativa. Com certeza eu vou tentar fazer denovo e melhorar a receita e a apresentação. Vi a receita no blog Basílico, que postou a receita dessa sobremesa do restaurante Kaá, achei maravilhosa a foto, perfeita!

Ingredientes (4 a 6 porções)

250 g de massa folhada laminada
500 ml de leite fervente
20 ml de aroma baunilha
100 g de açúcar
8 gemas   
40 g de farinha trigo
200 g de morango
100 g de framboesa (opcional)
50 g de açúcar de confeiteiro

Colocar a massa folhada numa travessa e assar ao forno a 180 ºC, por 20 minutos. Deixar esfriar e cortar em 12 fatias de mais ou menos 3 cm por 8 cm. Bater a gema com açúcar, adicionar a baunilha e misturar com a farinha ao leite fervendo. Mexer com fouet até ferver novamente. Retirar e deixar resfriar na geladeira. Para fazer o coulis (calda), bater no liquidificador a metade das frutas vermelhas com o açúcar de confeiteiro. Montar os mil folhas com 3 retângulos de massa intercalados por 2 camadas de creme. Adicionar em volta o restante de frutas vermelhas e o coulis.

domingo, 17 de outubro de 2010

Linguado à Belle Meuniere


Fiquei um tempo sem postar, mais agora voltei ao normal e a toda como antigamente. ;P

Andei lendo e vi num jornal que o prato mais pedido nos restaurantes brasileiros é o Linguado à Belle Meuniere. Para muitos seria a feijoada, macarronada, alguma carne ou outro prato mais famoso. Fiquei surpreendido ao ver que esse peixe é o mais requisitado. Então, resolvi fazer uma janta pros amigos e servir essa delícia. Ficou muito bom, e é muito tranquilo de fazer. 

Ingredientes

1kg de filé de linguado temperado com limão e pimenta do reino
2 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de chá de margarina
120grs de camarão cozido e picado
1 xícara de champinhon fatiado
3 colheres de sopa de alcaparras
1 colher de sopa de salsinha picada

Passe o file de peixe na farinha de trigo. Numa frigideira, doure os dois lados na metade da margarina, virando com cuidado, até ficarem cozidos. Retire o peixe e reserve, mantendo aquecido. Na mesma frigideira, doure rapidamente o restante dos ingredientes na margarina restante. Despeje sobre o peixe. Acompanhe com arroz e batatas sauté e um camarão.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Chorizo no forno com shimegi


Almoço de domingo retrasado. Domingo pede churrasco, como perdemos a caravana que vai pro Sítio Misturini pra almoçar lá, fizemos em casa mesmo. Uma carne no forninho, temperada com molho shoyo, azeite balsamico, pra acompanhar uns cogumelos shimeji assados junto com a carne e arroz com couve de bruchelas!

Ingredientes


1kg de carne (chorizo)
Azeite de Oliva
Sal grosso e pimenta do reino
Shoyo
Azeite balsamico

Primeiro aqueça o forno. Coloque papel alumínio sobre um refratário e depois coloque a carne no meio. Tempere com sal grosso e a pimenta do reino, por todos os lados da carne. Depois o molho shoyo e o azeite balsamico, mais não muito senão vai ficar muito salgado. Feche o papel alumínio e deixe assar por 1 hora mais ou menos. Abra e veja se está boa, quando estiver faltando uns 10 minutos para ficar no ponto desejado, adicione os cogumelos shimeji junto com a carne, para pegar o molho. Faça um arroz branco para acompanhar. Divirta-se!