quarta-feira, 18 de maio de 2011

Garibaldi/Bento Gonçalves/Carlos Barbosa

É difícil buscar palavras pra expressar tanta beleza. Mas o que não faltam são boas lembranças dos dias passados nesse lugar tão especial.Talvez um pouco mais pela companhia, ou pela ocasião, não sei. Só sei que foi tudo perfeito e que valeu muito a pena.


Colheita da uva

Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa. Esse foi o roteiro do que era um final de semana qualquer. E que poderia ter sido Gramado e Canela também, mas vai ficar pra próxima. Cidades de colonização italiana, que parecem ter parado no tempo e nós remetem a boas lembranças da infância e da Itália.  A natureza é muito generosa com o povo que vive lá, os campos são divididos em quadrados de várias cores, o que faz parecer que estamos na Toscana. São dezenas e vinícolas, caves, cantinas, como queiram falar. Centenas de parrerais de uva de todos os tipos. Com certeza um ótimo lugar pra se conhecer, passar férias, comprar vinhos, espumantes, degustar a gastronomia italiana e aproveitar o frio da região.

Quem quiser ver várias fotos lindas de Bento e região, confere o flickr de Gutemberg Ostemberg.

Há também o Caminho das Pedras que é um roteiro criado por moradores para resgatar a cultura que os moradores trouxeram à serra gaúcha. Forte no turismo rural, Bento Gonçalves também conta com passeio pela Maria Fumaça que sai de Carlos Barbosa (cede da Tramontina) e volta a Bento. O passeio conta com muitas atrações, como cantores italianos, uma banda gaúcha, apresentações teatrais, degustação de sucos e vinhos da região e muito mais. Extremamente recomendado!

Maria Fumaça Carlos Barbosa/Garibaldi/Bento Gonçalves

Saindo um pouco do assunto turismo e voltando pra gastronomia, a região é extramente rica nesse quesito. Visitamos um restaurante da cidade de Garibaldi, a Trattoria Primo Camilo e ficamos totalmente encantados com o lugar, o atendimento (em italiano, dialeto) e principalmente com a comida servida no local. Uma delícia! A casa é uma pizzaria no primeiro andar e no segundo atende ala carte. A maior curiosidade fica por conta de um certo ingrediente. O funghi. O cogumelo utilizado nas receitas do restaurante é selvagem colhido pelos próprios proprietários do restaurante nos interiores da cidade. Mas não se engane, é um ingrediente super especial e muito delicioso. Na ocasião provamos o Penne Primo Camilo, que é manteiga, presunto tipo Parma, tomate e rúcula e um filé com molho de funghi, que foi suficiente pra satisfazer cinco pessoas completamente famintas, diga-se de passagem. Sobremesa morango com merengue e chantilly. Quem passar pela região não deixe de visitar esse lugar maravilhoso, você com certeza vai se surpreender com a decoração, o atendimento e a comida.

Se você gosta de vinhos ou espumantes você vai delirar. Lá o povo transpira vinho. Pra onde você olhar irá ver parrerais, uva, sucos, vinhos e espumantes. Vinhos de todos os tipos, dos coloniais em garrafão até os mais caros. Aproveite e faça todas as degustações possíveis. Por exemplo na Miolo por R$ 10,00 você prova todos os tipos de vinho que eles produzem, dá pra sair bem feliz da vinícola. Não deixe de provar os sucos e as geléias produzidas na região. Na Adega Casa de Madeira você encontra geléias divinas, e você pode provar todas pra escolher a melhor, recomendo a de Morango com Pimenta.

As melhores vinícolas são: Casa Valduga (ótimos vinhos e espumantes, recomendo o Moscatel Premium), Chandon do Brasil (famosa pelos ótimos espumantes), Vinícola Cordelier, Vinícola Miolo (vinhos e espumantes fantásticos, além de sucos), Salton, Peterlongo (única no Brasil que pode usar o tempo champagne por ser a primeira a produzir e utilizar o mesmo método usado pelos franceses) . Não deixe de conhecer a Vinícola Cave de Pedra, é um lugar lindo demais.


 Vinícola Miolo

Igreja - Foto de Gutemberg Ostemberg.
 Caminho das Pedras - Foto de Gutemberg Ostemberg.

Esse é um lugar realmente mágico. Não deixem de viajar e conhecer. Pra quem mora aqui na minha região, dá uns trezentos e cinquenta quilómetros, vale a pena conhecer. Por fim, uma homenagem ao nosso blog. Chegando em Bento Gonçalves você vai dar de cara com o Castelo Benvenutti, mas não se iluda, ele não é meu não!

Um comentário:

  1. Bem interessante o Blog/Página. Gsotei bastante de ver o conteúdo. Também fiquei bem feliz com a escolha de algumas fotos de minha autoria como estampa da página e por ter colocado o crédito. Grande abraço. Sucesso!!

    ResponderExcluir